A religiosidade em Aquiraz

Seja você crente em alguma divindade ou não, a religião é considerada uma dádiva da humanidade. Seja para se ter mais esperança e paz , e/ou apenas ter algo que dê para firmar sua vida, essa dádiva é presente na vida de muitos.

Inúmeras cidades ao redor do mundo possuem seu grau de religiosidade, e nós a partir desta matéria iremos lhe orientar um pouco mais sobre como ela está presente no município de Aquiraz.

 

Religião

Primeiramente, para lhe ambientar sobre a religiosidade presente neste território, precisamos lhe informar do que realmente é a “religião”. Religião não é algo simples, ou algo efêmero, e sim algo complexo e estrutural.

Cada cultura/nação possui seus níveis, de como a religião está presente. Essa perspectiva o torna algo complexo de classificá-la de apenas um modo.

Religião vai além de apenas crer(fé) em algo em particular, algo como a confiança própria, e sim em âmbito público, algo que transcende. Ela é responsável por criar uma ética, ser uma luz no fim do túnel do indivíduo. Sua vida encaminhada em seus dogmas, e quando isso gera engajamento público, forma uma sub-comunidade seguidora de ideais.

Não se deve zombar, ter preconceito com práticas de um seguimento ou religião, pois todos têm suas bases, nada é igual. No tocante disso, existem muitas formas de representação da religião. É possível pôr em prática seus ensinamentos em danças, cânticos, festas e artes. A religião está presente em diversas camadas da sociedade, tais como governos, famílias e escolas.

No mundo, existem diversas religiões(diversas mesmo!), porém algumas se sobressaem. Tais como :

  • Islamismo;
  • Hinduísmo;
  •  Budismo;
  • Judaísmo;
  • Espiritismo;
  • Cristianismo;

Dessas, iremos lhe ambientar mais em duas : Espiritismo e Cristianismo.

Espiritismo

Não é de todo uma religião, e sim um seguimento de práticas, ou seja, você pode ter uma religião(ex: islamismo) e seguir o espiritismo, um não anula o outro, para o espiritismo. Estima-se que no mundo existam por volta de milhões de pessoase que no Brasil se concentra a maior parte da comunidade espírita, pois possuindo 1,3 % da população brasileira(cerca de 27 milhões de pessoas).

Suas bases são em que o espírito pode sobreviver após a morte e que ele pode reencarnar. Emergiu por volta do século 19, na França, através do livro de Allan Kardec, “O Livro dos Espíritos”.

 

 

Cristianismo

É a religião que se baseia nos ensinamentos de Jesus Cristo, o Messias, que significa que um Deus que se encarnou(se tornou homem) para salvar seus seguidores da morte eterna(Inferno), decorrido pelos pecados cometidos por nós contra o próprio Deus.

Para os cristãos (como são chamados os que seguem o Cristianismo), Jesus se encarnou, viveu entre nós, nos ensinou suas verdades e morreu na cruz, pagando por nosso pecados, entretanto ressuscitou, concluindo seu projeto na Terra e liberando um caminho para o Céu(paraíso, local da morada de Deus), além de possuírem livros que devem se basear suas vidas, a Bíblia e mais especificamente, o Evangelho.

A religião é monoteísta(crê em apenas na existência de 1 Deus) porém nesse mesmo Deus existem 3, no que se chama de Trindade(Pai, Filho e Espírito).

Existem 3 ramificações do Cristianismo : Católica Apostólica Romana, Ortodoxa e Protestante, e no total de seguidores, 2,3 bilhões ao redor do mundo, e no Brasil, cerca de 180 milhões são adeptos.

 

 

A religião em Aquiraz

Entrando no conteúdo principal, a religiosidade em Aquiraz é bem presente, logo onde suas principais festividades têm cunho religioso(ver Conhecendo um pouco mais de Aquiraz ).

De seus 73 mil moradores, 54 mil são de religião católica romana, 11 mil adeptos ao Protestantismo e 8 mil ao espiritismo, o que mostra um grande apreço da população ao cunho cristão. Esses números são devidos da colonização não só de Aquiraz ou Ceará, mas do Brasil todo, pelos portugueses.

Na época de Colônia, Ceará logo uma área dominada pelas tropas portuguesas, teve seus habitantes iniciais(indígenas) e os posteriores pouco a pouco convertidos ao Cristianismo Católico pelos jesuítas.

Na região de Aquiraz, a primeira capital do Ceará, ainda no século 18 houveram construções ligadas à religião, como igrejas e templos.

A Igreja de São José de Ribamar, famosa na região pela lenda da estátua, ainda hoje traz romeiros para a devoção. Construída próximo à data de fundação da cidade, reza uma lenda de que a escultura de São José de Ribamar, padroeiro da cidade, foi encontrada por navegantes em seus trabalhos. Eles queriam levá-la ao povoado para que eles visem, entretanto a estátua se tornou pesada, como se resistisse à ideia. Posteriormente, tiveram a ideia de levá-la à paróquia, para um local religioso. A estátua que antes nem um meio de transporte funcionava, parou de resistir, sendo levada ao lugar, e lá permanecendo até hoje.

 

Também existe uma festividade relacionada ao santo, a Festa de São José de Ribamar. Ela acontece todo ano de 9 a 19 de março, com o  tema “Com São José, quero ver o direito brotar como fonte, e correr a justiça qual riacho que não seca”. Durante o momento, há convívio social, barracas de comida, missas, leilões, tudo para festejar e adorar o santo. Ela acontece em Aquiraz mesmo, nas praias como a da Prainha, Japão e Porto das Dunas.

Quanto ao espiritismo, podemos citar o Grupo Espírita Casa do Caminho (GECC), um grupo de ensino e aprendizagem presente na região.  Em contexto geral, no Brasil, o espiritismo surgiu logo após sua criação na França. Grandes nomes podemos citar Bezerra de Menezes e Chico Xavier,  esse último sendo um grande difusor da religiosidade com sua obra “Brasil, Coração do Mundo Pátria do Evangelho” e suas atividades psicografadas. Um desdobramento do espiritismo no Brasil podemos citar a “Umbanda”, também presente aqui no Ceará.

Gostou da postagem? faça um comentário abaixo.

Saiba todas as opções de lazer e entretenimento de Aquiraz na nossa aba de blog, e não se esqueça de se hospedar no Alugue Temporada Ceará clicando aqui ou entre em contato conosco pelo Whatsapp.

 

 

Avalie nosso serviço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *